MAIS SOBRE NILSON ARAUJO

BIOGRAFIA

O GRANDE EXPOENTE DAS ARTEs

POR REINALDO CROCCO JÚNIOR
Nilson Araújo nasceu nesta cidade no dia 03 de outubro de 1977, filho de José Pereira de Araújo e Iolanda Sangerônimo de Araújo. Seus dons artísticos se manifestaram ainda na infância quando era disputado pelos colegas do curso primário para elaborar as capas dos trabalhos escolares. Nesse tempo, em todos os dias de aula, a lousa e os espaços em branco do seu caderno recebiam os rabiscos das suas primeiras artes, fato que deu origem à criação do personagem “Tédão” – que viria a ser o primeiro meme de Porto Feliz – e invadiria as redes sociais com suas clássicas e bem colocadas sátiras políticas. Aos 13 (treze) anos de idade, Nilson Araújo lançou o primeiro jornal estudantil na Escola Monsenhor Seckler, projeto que não decolou por falta de apoio dos seus colegas. Nesse tempo começou a trabalhar na Farmácia Nossa Senhora – a farmácia da balança – e até os 22 (vinte e dois) anos de idade trabalhou em quase todas as farmácias da cidade, nas quais deixou como lembrança um desenho rabiscado à caneta nos antigos bancos e prateleiras de madeira.

Em 1995, aos 18 (dezoito) anos de idade, fez a sua primeira exposição de quadros contendo temas da cidade pintados a óleo, sob o título “Cores que Falam”. Nessa época Nilson Araújo passava horas estudando os traços mágicos dos consagrados pintores renascentistas, sempre atento na expressividade das telas anatômicas, na luz e na sombra das obras de Michelangelo, Rembrandt e Caravaggio. Também Oscar-Claude Monet, pela suavidade e impressionismo das suas paisagens, foi inspiração para que o jovem artista porto-felicense passasse a pintar, ao ar livre, nos fins de semana. Portando seu inseparável cavalete e uma maleta de madeira na qual acomodava tintas e pincéis, Nilson Araújo passava horas no Parque das Monções em frente ao Monumento aos Bandeirantes e ao imponente paredão salitroso, para retratar as belas paisagens relacionadas à história da nossa cidade. A Fazenda Capoava, na zona rural de Porto Feliz, também emprestou seus encantadores cenários para inspirar as obras do notável artista conterrâneo.

No ano de 1999 sempre em busca do aperfeiçoamento, Nilson Araújo ingressou na Escola Panamericana de Artes e Design onde foi orientado para as artes gráficas graças à sua criatividade e percepção de ideias. Em 2001 formou-se Designer Gráfico e passou a dedicar-se aos programas de criação, edição e tratamento de imagens, deixando de lado as telas e os pincéis. Por muitos anos Nilson Araújo empregou sua arte a serviço das revistas locais, nas quais se destacou, fazendo por merecer o título de Cidadão Honorário de Porto Feliz que lhe foi outorgado pela Câmara Municipal desta cidade, por iniciativa do então vereador Dr. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho. Foi co-idealizador da revista “Terraço” e fundou a revista “Bem Porto” que, em 2017, recebeu o título de melhor revista da cidade, gravando o seu nome no mercado publicitário local.

Movido pela pulsante veia artística Nilson Araújo continuou desenhando e criando charges para os jornais locais, bem como ilustrando digitalmente os momentos da cidade. Ainda no ano de 2017 fez sua primeira exposição com obras digitais intitulada “Ilustre Porto”, aliando seus desenhos aos poemas que escrevia. Essa exposição foi destaque na agenda cultural do site de notícias da TV TEM – Emissora Afiliada à Rede Globo de Televisão. No ano anterior Nilson Araújo ilustrou uma Via Sacra e fez doação dessa obra para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida desta cidade. Essa mesma Igreja recebeu no ano de 2018 a primeira escultura feita pelo artista, qual seja, o “Cristo Morto” esculpido em argila no tamanho real, cuja expressividade anatômica ganhou os noticiários do mundo, inclusive o Portal de Notícias do Vaticano. Nilson Araújo é autor do Projeto de Identidade Visual e Sinalização do Parque das Monções de Porto Feliz, e também de marcas conceituadas criadas para empresas locais e de outras cidades. É autor do livro “O Fantasma da Gruta” no qual narra a saga de quatro meninos que decidiram visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes durante a noite, à caça de um fantasma imaginário sobre o qual ouviam histórias contadas pelos antigos moradores nas noites enluaradas da Rua São Pedro, onde o artista nasceu e viveu sua infância e juventude.

Nilson Araújo é casado com Aline Moreau Araújo e pai de Arthur, Lívia e Lorena. Paralelamente ao seu trabalho como Coordenador de Marketing da Empresa Guerini Planejamentos, Nilson Araújo voltou a desenvolver a magia do seu pincel pela qual une a sublimidade dos seus dotes artísticos à permanente e sagrada inspiração dos grandes mestres da pintura universal! Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!