PROJETO DE SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

TURISMO

AS PLACAS DA GRUTA

orientar é preciso
Escreverei de modo resumido do que se trata um projeto de sinalização, até mesmo porque as questões técnicas são um tanto quanto cansativas. Então, de modo geral, a finalidade da sinalização é orientar os usuários, direcionando-os e auxiliando-os a atingir os destinos pretendidos.

A sinalização turística é a comunicação efetuada por meio de um conjunto de placas de sinalização, implantadas sucessivamente ao longo de um trajeto estabelecido, com mensagens escritas ordenadas, distancias e com setas direcionais. Esse conjunto é utilizado para informar os usuários sobre a existência de atrativos turísticos e sobre os melhores percursos de acesso.

Cabe ressaltar que, não basta apenas a qualidade da sinalização dos atrativos turísticos. É imprescindível que a administração pública exerça seu papel, no sentido de promover a articulação entre os diversos segmentos envolvidos, para que tais atrativos sejam preservados, reconhecidos e visitados, respeitando-se o turista e sua relação com a comunidade local.

Diante deste contexto, implantamos o Projeto de Sinalização Turística no Parque das Monções, localizado na cidade de Porto Feliz, estado de São Paulo, no ano de 2012 que visou a introdução nas vias de acesso do Parque um conjunto padronizado e autossustentável de Placas de Orientação sobre cada atrativo do parque. Para isso, partimos do estudo do meio e também a ergonomia ideal, adotando tamanhos, formas e disposição dos elementos que permitiram a legibilidade e sua correta leitura.

JUSTIFICATIVA

Proporcionar informações por meio da sinalização contribui de forma fundamental para a difusão da existência dos atrativos e também para o desenvolvimento da atividade turística, além de permitir a democratização do acesso ao bem cultural e sua conseqüente valorização pela comunidade à qual pertence.

Excursão de alunos visitando o Parque das Monções e acessando as informações dos atrativos. (Foto: AI do Colégio Prudente de Moraes)

A estratégia de sinalização:

Ela é basicamente a definição de como os usuários podem utilizar a infraestrutura local, para atingir os atrativos existentes por meio da escolha dos melhores trajetos. Partindo-se da abrangência e do conhecimento que a população tem desses atrativos, é possível selecioná-los e hierarquizá-los considerando as etapas básicas de desenvolvimento:

  • Diagnóstico da situação existente, englobando o levantamento e a análise das informações essenciais da região, do município e do local de intervenção;
  • Definição da lógica a ser adotada, a partir do conhecimento e da análise das condições existentes, fundamentadas na etapa anterior.
Muito resumidamente é isso. Depois é só definir o layout das placas, a criação de seus pictogramas (ícones que representarão cada atrativos) e a diagramação de cada peça que, em conjunto formará a projeto de sinalização.

Matéria publicada no Jornal Tribuna das Monções /Outubro de 2012