ILUSTRAÇÕES DA IGREJA SÃO MIGUEL

arte sacra

IGREJA SÃO MIGUEL

uma inspiração que veio, fez o que tinha que ser feito, e foi embora

Quando o amigo Paulo Guerini me contou sobre estar construindo uma igreja para a comunidade de São Miguel, da cidade de Porto Feliz/SP, não foi novidade para mim. Saber que tal obra, realizada pela Guerini Planejamentos, seria doada em sua totalidade para a Diocese, tem muito a ver com a visão que o Paulo tem dos seus negócios que, por si só, já é uma grande ajuda a toda população onde os empreendimentos da Guerini são implantados. Mas, o que me causou admiração ainda maior, foi o Paulo ter me convidado para participar deste importante projeto social, deixando sob minha responsabilidade as ilustrações que estampariam as paredes da igreja. Seu único pedido foi que eu criasse uma imagem moderna e que não transmitisse tanta agonia, como causa a maioria das obras sobre a Via-Sacra que conhecemos.

preparação

Aceitei de muito bom grado o desafio e me coloquei a refletir, mais uma vez, sobre as últimas horas do Cristo no Calvário. No ano de 2014 eu havia tido a minha primeira experiência com o tema. (veja aqui).

A igreja era bastante simples em sua arquitetura. Não havia nada de Renascentista, Barroco ou qualquer outra referência que pudesse utilizar para encaixar os esboços ao traçado de sua planta. Era, de fato, um grande galpão com quatro paredes retas e um teto, nada mais que isso.

Me lembro ainda de quando entrei pela primeira vez para medir as paredes que receberiam meus desenhos. Fiquei espantado com o tamanho e imponência da obra, mas também surpreso por tamanha simplicidade.

Assim, sem qualquer ideia em mente, me ajoelhei diante do patamar – que nem altar ainda era – e pedi a Deus que me iluminasse. Rezei ali, sozinho, no centro daquele espaço imensamente vazio, nem os bancos havia ainda.

Quando me levantei e abri meus olhos, a primeira coisa que enxerguei foram justamente as linhas retas que me serviram de inspiração para todo trabalho que realizei na ilustração desta obra sacra da Igreja São Miguel.

inspiração

Você já teve um ‘insight’ no meio de um turbilhão de pensamentos que, quando a ideia surge, você nem acredita que ela estava ali o tempo todo?

Pois bem, foi exatamente assim que me vi, quando olhei para as linhas retas da arquitetura da igreja São Miguel Arcanjo, naquela tarde que uma quarta-feira qualquer, de um mês qualquer do ano de 2019.

Me lembro que o Paulo estava bastante ansioso pela entrega, pois só faltavam as ilustrações, os bancos e os paramentos do altar. Foi preciso uma pandemia para acalmar o homem.

Com a maioria dos setores parando e outros tendo que trabalhar em home-office, assim como eu, tive mais tempo para me dedicar aos estudos e esboços de toda arte sacra desta igreja. Ainda assim, sempre sob a supervisão e sugestões do Paulo e de sua esposa, Dona Landa, que sempre mandava para as mulheres da comunidade para dar os seus pitacos.

Esboços aprovados, lá fui eu para o computador vetorizar tudo e pintar digitalmente toda obra. Depois foi enviada para produção e instalação.

via-sacra

O ponto alto, para mim, de toda arte sacra são os quadros que ilustram as últimas horas do Cristo levando a cruz até o calvário. É preciso estar lá com Ele, hora caminhando ao seu lado, hora longe da multidão, hora atirando pedras, hora enxugando seu rosto, hora carregando sua cruz e hora de sair de cena para contemplar o ápice mais sublime do amor de Deus por nós: a morte na cruz. Não tem outra forma de ilustrar uma Via-Sacra, sem sentir todo peso da cruz nas costas.

doação

Existem projetos que de tão inspiradores, nos tocam de tal forma que não há dinheiro no mundo que pague todo aprendizado que nos é posto à prova. Assim, mesmo diante de qualquer dificuldade no caminho, há sempre um Cirineu que nos estende a mão gratuitamente e nos alivia da dor da solidão, há sempre uma Verônica que enxuga nosso rosto e nos faz ver que estamos sempre no caminho certo, por mais difícil que possa parecer.

Foi uma grande honra ter participado deste projeto do Paulo Guerini, e, com ele, entregarmos esta bela obra no Dia de São Miguel Arcanjo, 29 de setembro de 2021.